Tratamentos / Neurocirurgia

Na página ESPECIALIDADES você poderá entender um pouco melhor o que exatamente é a neurocirurgia.

Abaixo fizemos um breve resumo sobre os tratamentos aos diferentes tipos de neurocirurgia em que o Dr. Nilton Lara especializou-se ao longo das últimas décadas.

Tumores cerebrais

Os tumores cerebrais podem ser de dois tipos principais: metastáses e gliomas. O tratamento mais indicado das metástases vai variar de acordo com o tipo de câncer que enviou as originou: cirurgia, radioterapia ou quimioterapia são possíveis caminhos. Estatisticamente, a mama e o pulmão são as principais fontes desses tumores.

O tratamento dos gliomas, ou meningeomas, vai depender fundamentalmente da localização e dos sintomas derivados. Eles devem ser tratados por meio de cirurgia, ou apenas serem acompanhados com exames periódicos – somente o acompanhamento próximo de um médico poderá determinar a melhor conduta.

Hematomas intracranianos

O tratamento dos hematomas cerebrais pode ser cirúrgico, dependendo da localização, bem como dos sintomas e do tamanho. As mudanças no tamanho desses hematomas podem ocorrer de forma bastante rápida e, nesses casos, a internação hospitalar é quase sempre imperativa, permitindo uma melhor vigilância.

Vale citar que os hematomas subdurais crônicos, que normalmente acometem os idosos, têm um tempo entre o trauma e o início dos sintomas que pode ser de semanas, ou meses, e muitas vezes simulam a Doença de Alzheimer, uma vez que os idosos tendem a apresentar sintomas de piora cognitiva. Na verdade trata-se de um hematoma crônico que está em crescimento e que, se bem tratado, pode devolver ao idoso sua condição normal e qualidade de vida.

Hidrocefalia

O tratamento usual para hidrocefalia é uma cirurgia com a instalação de uma válvula ventrículo-peritoneal para drenar o excesso de LCR para o revestimento do abdômen – onde o líquor é eventualmente absorvido. A neuroendoscopia também pode ser uma opção, desfazendo eventuais interrupções do fluxo do líquido cefalorraquidiano (líquor).

Aneurisma

O tratamento para o aneurisma varia de acordo com a localização onde ele se encontra, com o tamanho e com as condições clínicas do paciente. Assi, podem ser utilizadas técnicas microcirúrgicas ou endovasculares. Os aneurismas muito pequenos podem ser somente acompanhados por exames e pelo médico.